A
INCLUSÃO trata-se de uma inovação, porém precisa ser bastante discutida para
que seu sentido não seja distorcido e que não se torne um movimento polemizado.
Inserir alunos com necessidades especiais nas escolas sejam elas de cunho
público ou privado e sejam eles com quaisquer deficiências, permanentes ou
temporárias, nada mais é que garantir um direito ao cidadão e isso é previsto
em diversas leis esparsas e principalmente na Constituição Federal.
É
difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das
características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos,
altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não
podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las.
O
processo de inclusão social de pessoas com necessidades especiais tornou-se
efetivo a partir da Declaração de Salamanca, em 1994, respaldada pela Convenção
dos Direitos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos
(1990).
Os
projetos de inclusão social de maior repercussão são os seguintes:
–
O processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nas
escolas de ensino regular;
– A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho nas empresas com mais de cem funcionários, proporcionalmente.
– O sistema de cotas para negros, índios e estudantes egressos da escola pública nas universidades;
– A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho nas empresas com mais de cem funcionários, proporcionalmente.
– O sistema de cotas para negros, índios e estudantes egressos da escola pública nas universidades;
A
inclusão social, em suas diferentes faces, é efetivada por meio de políticas
públicas, que além de oficializar, devem viabilizar a inserção dos indivíduos
aos meios sociais. Para isso, é necessário que sejam estabelecidos padrões de
acessibilidade nos diferentes espaços (escolas, empresas, serviços públicos),
assim como é necessário o investimento em formação inicial e continuada dos
profissionais envolvidos no processo de inclusão, principalmente dos
professores.
Inclusão social, ontem, hoje e sempre !
by: Jéssica Ferri.
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