quinta-feira, 29 de novembro de 2012


APARATOS TECNOLÓGICOS, AS MÍDIAS E O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM.
 [...] As ferramentas tecnológicas assim como as mídias, têm influenciado a vida do ser humano a ponto de serem usadas de forma automática. A Internet é considerada um dos meios, se não o meio mais rápido de se buscar informações sobre as mais diversas áreas do conhecimento em um curto espaço de tempo, além de diminuir significativamente a distância entre as pessoas por meio das redes sociais, acessadas através da mesma.
Pode-se perceber uma grande dependência do uso da internet, para a realização de trabalhos, projetos, enfim, uma gama de funcionalidades que beneficiam tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Desde que seja utilizada com cautela, é uma ótima ferramenta de pesquisa, e interação virtual, usada como recurso pedagógico, pode ampliar a visão do aluno sobre os mais variados assuntos, e imagens, exploração da cartografia virtual, etc.
Pode-se dizer que as mídias têm grande poder pedagógico, pois se utilizam da imagem. Assim, torna-se cada vez mais necessário que a escola se aproprie dos recursos tecnológicos, dinamizando o processo de aprendizagem. Para que a sala de aula se torne um espaço de aprendizagens significativas, torna-se necessário que os dois atores, professor e aluno, estejam presentes e atuantes, desencadeando o processo de ensino e aprendizagem. Do quadro de giz aos computadores ligados à internet, passamos por tecnologias das mais diferenciadas que, utilizadas adequadamente, auxiliam no processo educacional. Professores e alunos já utilizam, há algum tempo, a TV, o vídeo, o DVD, o rádio e já estão fazendo uso dos computadores, internet e TVPendrive.( PEREIRA, p. 3).

Precisa-se hoje provocar as crianças, os jovens e os adultos, a fazerem o uso consciente de qualquer ferramenta tecnológica, bem como da internet, que está cada vez mais acessível às camadas populares. Não precisando ser especialista para se navegar, nem requer um manual de como, por que, quando e onde se utilizar.
Considerando a mesma uma ferramenta pedagógica o professor e o aluno, podem e devem explorá-la de forma que contribua para que o processo de ensino/aprendizagem ocorra.
Para SANCHO,

Devemos considerar como ideal um ensino usando diversos meios, um ensino no qual todos os meios deveriam ter oportunidade, desde os mais modestos até os mais elaborados: desde o quadro, os mapas e as transparências de retroprojetor até as antenas de satélite de televisão. Ali deveriam ter oportunidade também todas as linguagens: desde a palavra falada e escrita até as imagens e sons, passando pelas linguagens matemáticas, gestuais e simbólicas. (SANCHO, 2001, p. 136).

O que não se pode esquecer é que precisa-se em qualquer instância, qualquer que seja o material, a ferramenta que esteja sendo usada dentro no espaço escolar, é necessário o auxílio, a orientação do professor principalmente ao se utilizar da internet (...).
Obs:(trecho do texto: Aparatos Tecnológicos, As Mídias e o Processo de Ensino/Aprendizagem, de Claudia Ferreira).

By: Claudia Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário