APARATOS TECNOLÓGICOS, AS MÍDIAS E O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM.
[...] As ferramentas tecnológicas assim como
as mídias, têm influenciado a vida do ser humano a ponto de serem usadas de
forma automática. A Internet é considerada um dos meios, se não o meio mais
rápido de se buscar informações sobre as mais diversas áreas do conhecimento em
um curto espaço de tempo, além de diminuir significativamente a distância entre
as pessoas por meio das redes sociais, acessadas através da mesma.
Pode-se
perceber uma grande dependência do uso da internet, para a realização de
trabalhos, projetos, enfim, uma gama de funcionalidades que beneficiam tanto
pessoas físicas quanto jurídicas. Desde que seja utilizada com cautela, é uma
ótima ferramenta de pesquisa, e interação virtual, usada como recurso
pedagógico, pode ampliar a visão do aluno sobre os mais variados assuntos, e
imagens, exploração da cartografia virtual, etc.
Pode-se dizer que as
mídias têm grande poder pedagógico, pois se utilizam da imagem. Assim, torna-se
cada vez mais necessário que a escola se aproprie dos recursos tecnológicos,
dinamizando o processo de aprendizagem. Para que a sala de aula se torne um espaço
de aprendizagens significativas, torna-se necessário que os dois atores,
professor e aluno, estejam presentes e atuantes, desencadeando o processo de
ensino e aprendizagem. Do quadro de giz aos computadores ligados à internet,
passamos por tecnologias das mais diferenciadas que, utilizadas adequadamente,
auxiliam no processo educacional. Professores e alunos já utilizam, há algum
tempo, a TV, o vídeo, o DVD, o rádio e já estão fazendo uso dos computadores,
internet e TVPendrive.( PEREIRA, p. 3).
Precisa-se
hoje provocar as crianças, os jovens e os adultos, a fazerem o uso consciente
de qualquer ferramenta tecnológica, bem como da internet, que está cada vez
mais acessível às camadas populares. Não precisando ser especialista para se
navegar, nem requer um manual de como, por que, quando e onde se utilizar.
Considerando
a mesma uma ferramenta pedagógica o professor e o aluno, podem e devem
explorá-la de forma que contribua para que o processo de ensino/aprendizagem
ocorra.
Para SANCHO,
Devemos
considerar como ideal um ensino usando diversos meios, um ensino no qual todos
os meios deveriam ter oportunidade, desde os mais modestos até os mais
elaborados: desde o quadro, os mapas e as transparências de retroprojetor até
as antenas de satélite de televisão. Ali deveriam ter oportunidade também todas
as linguagens: desde a palavra falada e escrita até as imagens e sons, passando
pelas linguagens matemáticas, gestuais e simbólicas. (SANCHO, 2001, p. 136).
O
que não se pode esquecer é que precisa-se em qualquer instância, qualquer que
seja o material, a ferramenta que esteja sendo usada dentro no espaço escolar,
é necessário o auxílio, a orientação do professor principalmente ao se utilizar
da internet (...).
Obs:(trecho do texto: Aparatos
Tecnológicos, As Mídias e o Processo de Ensino/Aprendizagem, de Claudia
Ferreira).
By:
Claudia Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário