segunda-feira, 15 de outubro de 2012

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE


MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Se sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Podemos dizer que a mesma, está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, visando o uso dos recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Desta maneira é possível falarmos, pensamos e agirmos promovendo o desenvolvimento sustentável, e como o nosso título já sugere, usufruindo do meio ambiente com sustentabilidade.
Tal conceito de sustentabilidade tem ganhado cada vez mais força devido a crise ecológica e a crítica ambientalista contemporânea, dois caminhos que se cruzam pedindo socorro (...), e não podemos continuar, como uma sociedade em que todos tiram proveito da natureza, fingindo que nada está acontecendo, que males não estão lhe ocorrendo. Ainda mais se temos meios e bases para agir de forma mais consciente e correta em favor da sustentação do meio ambiente.
Segundo site suapesquisa.com, as ações que podem e farão toda a diferença em termos de preservação, cultivo de um ambiente mais equilibrado e com mais chances de sobrevivências e superação das atrocidades cometidas através dos tempos, são: as ações relacionadas à sustentabilidade, sendo elas:
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. 
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
Os benefícios que resultam da sustentabilidade são estruturas firmes, bem fundadas que para ocorrerem necessitam do bom cumprimento das ações citadas à cima, além do mais conta com o comprometimento das massas, das empresas públicas e privadas, de um todo da sociedade, em prol de um bem maior, considerando que o que nos dá meios de sobrevivência é e sempre foi a natureza, sem dúvida é nosso dever preserva-la.
“A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.” (SUAPESQUISA.COM, 2012).
  Levando em consideração que sustentabilidade proporciona o desenvolvimento do homem, como um ser educado, humano capaz de se colocar no lugar do outro, também proporciona a maior e melhor gama de orientações que possibilitam com veracidade vivermos com qualidade, preservando o que ainda resta do passado, fortalecendo o presente, semeando boas sementes (nossas ações sustentáveis), para que tenhamos colheitas rentáveis no futuro.
São tantas degradações que o meio ambiente sofre, enfrenta e mesmo assim insiste em resistir à ação humana impensada, que muitos acreditam que sustentabilidade e meio ambiente é mito, é mais um leque de possibilidades que será esquecida (...), mas não é, basta que as pessoas tomem consciência de suas ações.
Pensar em meio ambiente e sustentabilidade é deixar de lado o lucro (capitalista) a todo custo, cujos beneficiários são uma parcela minúscula de aristocratas, e refletir sobre a preservação e a produção de uma fonte de diversas riquezas que está sendo esgotada com maus tratos, provando cada vez mais a insuficiência humana de se relacionar saudavelmente com o meio natural.
Superando esta incapacidade, agora pelo saber, estudos realizados nas últimas décadas por pesquisadores, como Pedro Jacobi, Professor da Faculdade de Educação da USP e presidente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP. Ampliam nossa visão sobre os variados fatores que culminaram nesta nova tomada de consciência, de posição e de atitude dos ambientalistas e também das nossas autoridades, além de envolver através da educação crianças, jovens e adultos nesta causa (...), esclarecendo e responsabilizando nossas ações sobre o meio em que vivemos.
By Claudia F.
Referências: sites recomendados

4 comentários:

  1. É visível que em nossa sociedade vivemos a "crise do óbvio" , estamos cientes que nossas ações são extremamente prejudiciais tanto em curto, médio e longo prazo.E o que fazemos? Nada, ou chega ser insignificante diante da necessidade que realmente representa.Nosso conhecimento teórico está formado apenas falta que a prática não seja colocada sempre em segundo plano.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Tairone!, o pensamento contemporâneo se faz linear e desacreditado, não realizar um movimento dialético seja nas ações, nos pensares, no buscar alternativas, faz com que cada vez mais as pessoas se detenham aos seus "vidros" e neles se acomodem... Tomar atitudes que requerem conhecimentos teórico-práticos, comprometimento, qualidade é tarefa difícil diante da acomodação humana, eu diria quase impossível. Mas, devemos focar, na quantidade de elementos que comprovam, em estudos que nos esclarecem a necessidade de atos responsáveis sobre a natureza... Promovendo uma nova cultura, uma cultura de conscientes, disseminado ideias e ideais, socializando com todos de forma crítica e reflexiva, tudo que sabemos sobre essa luta que é por um meio ambiente sustentável... Estaremos assim pondo em prática o conhecimento já produzido e acumulado sobre, bem como, inculcando uma nova prática social diante a realidade (...).

    ResponderExcluir
  3. O texto é ótimo, um pensamento que todos deveriam ter e também agir, é uma pena que são poucos que pensam assim, espero que não seja tarde quando as pessoas abrirem os olhos e ver que podem estar acabando com o futuro.

    ResponderExcluir
  4. Também espero e me movimento para que isso não seja mesmo tarde. Precisamos agir E reagir enquanto é tempo, não basta fazermos a nossa parte precisamos ensinar quem não sabe, quem não tem conhecimento, como fazer a sua...
    Obrigada pela colaboração Mauro!
    By: Claudia F.

    ResponderExcluir